Formatos OVF E OVA

No Capítulo 4 do vCenter Server Appliance, aprenderemos

o que é um pacote OVA, antes de fazer a instalação.

Também entenderemos o que é o pacote OVF.

Open Virtualization Format (OVF) é um formato aberto que permite o empacotamento, distribuição e troca de serviços virtualizados (vm’s + vAppliance) independente de fornecedores (ISV’s).

Por outro lado temos o formato OVA (Open Virtual Appliance), que é outra apresentação do padrão, a diferença é que os arquivos do pacote são compactados, portanto possuem a extensão .rar

Se você quiser ver o conteúdo, pode descompactá-lo em aplicativos como o WinRAR.

O que o instalador do VCSA basicamente faz é transferir e implantar um pacote OVA no ESXi para ser configurado e usado.

O padrão foi originalmente apresentado em 2009 pela Distributed Management Task Force (DMTF) com o suporte de VMware, Dell, HP, Microsoft e XenSource, alcançou reconhecimento internacional pelos padrões ISO/IEC em 2011 (ISO 17203).

A intenção da revisão histórica é dar aos  #VMware  Admins ou Virtual Admin formalidade, segurança e confiança quando estiverem pensando em transferir um virtual appliance (VA), vm para sua infraestrutura, entre plataformas de diferentes fábricas ou para a nuvem através deste padrão .

Pode ser usado para ter uma nuvem híbrida, uma parte privada e uma parte pública, onde as vm’s podem fluir de um lugar para outro de acordo com critérios corporativos.

Um outro uso do termo OVF.

Menciono isso para que o artigo e o que podemos encontrar na Internet sejam melhor compreendidos. O primeiro uso é o que explicamos acima e refere-se ao “padrão OVF” como norma.

O segundo uso é para «pacote OVF» que é um vm empacotado composto de vários arquivos e o terceiro termo é para «arquivo OVF» já que o pacote OVF contém um arquivo com a extensão .ovf e alguém pode se referir apenas ao arquivo . Resumindo, quando eles falam sobre OVF podemos nos referir;

O padrão

OVF O pacote OVF. O arquivo OVF.

Otros artículos Increíbles

Comparte este artículo a la vCommunity VMware para que la información pueda ayudar a otros colegas:

LinkedIn

Otros artículos que pueden interesarte

Edge computing

El futuro de los servicios inteligentes ya está presente. Si tienes curiosidad sobre este nombre en inglés (Edge) porque lo has leído o escuchado, o

Leer más »