VMware High Availability (HA)

Os serviços empresariais devem estar disponíveis.

Os aplicativos que suportam os serviços também.

A alta disponibilidade que a VMware oferece.

O que é?

O VMware HA é um dos produtos ou tecnologias do vSphere, possibilita que, se um host ESXi falhar, as VMs que estão dentro do host possam se recuperar automaticamente e com o mínimo de tempo de inatividade antes da falha.

O objetivo principal.

Que as aplicações, o serviço que corre dentro das vm’s continuem a funcionar após uma falha de hardware para benefício tanto do negócio como das unidades de TI.

É necessário?

O VMware HA vem como parte do produto vSphere ao adquirir as seguintes licenças:

Essentials PLUS KIT, Essentials PLUS KIT TERM, Standard e Enterprise Plus.

Um vCenter com no mínimo 2 hosts será instalado e configurado, mas 3 são recomendados para melhor gerenciamento e funcionalidade.

Os hosts devem estar dentro de um cluster no centro de dados virtual.

Por último, uma coisa muito importante, é necessário que as vm’s sejam armazenadas em um dispositivo externo e que sejam acessíveis a todos os hosts do cluster.

Como funciona?

Em geral, quando um host falha dentro do cluster, o vCenter fica ciente disso por meio de diferentes mecanismos de monitoramento.

É importante destacar, e que os colegas deixem claro para ter uma melhor visão técnica ou de negócios o seguinte; que as VMs dentro do host com falha serão desligadas, porque consomem recursos processando na CPU física e armazenando dados na RAM física.

Isso significa que os serviços que rodam dentro das vm’s vão deixar de ser prestados, devemos lembrar que é alta disponibilidade, não total disponibilidade.

É aqui que entra o poder da função, o agente FDM (localizado no ESXi) selecionará outros hosts ESXi dentro do cluster para migrar as VMs e prosseguir para ligá-las.

Se no processo de ligar as vm’s, eles iniciarem automaticamente o sistema operacional, serviços e programas aplicativos, tudo estará disponível novamente apenas no tempo que leva para o referido processo de inicialização.

O acima também requer um protocolo de teste para reiniciar a vms, pois se houver aplicativos mal configurados e eles não iniciarem corretamente quando uma vm for reiniciada, a máquina estará disponível, talvez o sistema operacional também, mas não o aplicativo, que é o que importa no final.

Embora o acima também se aplique ao sistema operacional, é muito mais provável que inicialize bem, mas você ainda precisa garantir que tudo esteja em ordem.

Ainda existem algumas questões mais técnicas a serem respondidas, no próximo artigo estaremos detalhando e descobrindo mais sobre o VMware HA.

Otros artículos Increíbles

Comparte este artículo a la vCommunity VMware para que la información pueda ayudar a otros colegas:

LinkedIn

Otros artículos que pueden interesarte

Edge computing

El futuro de los servicios inteligentes ya está presente. Si tienes curiosidad sobre este nombre en inglés (Edge) porque lo has leído o escuchado, o

Leer más »